sábado

Hibernação

Chegámos ao período do ano que o tempo arrefece. Quando o inverno se aproxima alguns animais, como por exemplo os ursos, tartarugas, alguns roedores e morcegos, desaparecem do campo. A falta de alimento e as baixas temperaturas levaram a que certos animais criassem um mecanismo de defesa: hibernação.

A hibernação é um estado de sono muito profundo. Nos dias curtos de outuno os animais que hibernam comem em quantidades muito superiores ao normal para acumular reservas para o período de hibernação.

A temperatura do corpo deles diminui de forma drástica até ficar apenas um pouco acima da temperatura do local, a pulsação e a respiração diminuem bastante. Muito pouca energia é utilizada nesta condição e os animais podem dormir durante vários meses. Com a chegada da primavera eles despertam.

Curiosidades acerca dos morcegos:

- Das cerca de mil espécies de morcego que existem no mundo, 70% alimentam-se de insectos. Apenas um morcego é capaz de comer até 600 mosquitos numa hora, ou seja, 3 mil insectos por noite.

- São os únicos mamíferos que voam, denominados por "quirópteros", ou seja, voam com as mãos.

- Existem na terra há 50 milhões de anos e hoje existem em todos os continentes, excepto na Antártica.

- Além de possuírem visão, muitas espécies são capazes de voar e apanhar insectos na total escuridão, graças à capacidade de emitir e detectar impulsos ultra-sónicos.

Sem comentários: