quarta-feira

QI dos cães

Fiquei muito triste ao saber que a raça Leão da Rodésia está classificada em 52º lugar, numa lista com 79 raças, em termos de inteligência. Como qualquer estudo, terá tanto mais relevância quanto maior for o número de exemplares envolvidos. Sobre esse aspecto não consegui saber mais informação.

Penso que cada cão será um caso específico, a inteligência não terá obrigatoriamente que ver com a raça. Se me permitem, será um pouco como dar crédito aquelas anedotas sobre louras ou alentejanos.

De qualquer forma, o estudo e os testes realizados pelo treinador e psicólogo Stanley Coren não deixam de ser interessantes.

Clique aqui e fique a conhecer a lista e os testes realizados e já agora confirme o QI do seu cão.

1º classificado, Border Collie:


4 comentários:

Anónimo disse...

Consultei a lista do link e verifiquei que os nossos "Leões" estão classificados em 52º lugar.
Será verdade??
Eu tenho um Leão da Rodésia que vai fazr em Outubro 1 ano. E pelo que tenho constactado é extremamente obdiente para com aqueles que o rodeiam todos os dias, e a analisar pelas acções e alguns ensinamentos que tenho verificado acho-os deveras inteligentes.
Só se os outros classificados forem mesmo muito inteligentes, porque já convivi com Pastores Alemães e não reparo grandes diferenças nestas caracteristicas.
Será mesmo credível esta tabela?

Rhodesian disse...

Trata-se de um estudo feito com base em amostragens.

Qualquer estudo ou estatistica será tanto mais válido quanto maior for a amostragem.

Na minha opinião, e como o estudo não revela o tamanho das amostragens deixa-me com imensas dúvidas em relação à sua credibilidade.

Quanto à minha experiência pessoal devo dizer que não acho que a minha "Leoa" seja muito inteligente comparativamente a um outro cão que tenho, rafeiro cruzado com caniche. A esse só lhe falta falar mas tem um mau feitio...

Seria interessante que mais pessoas deixassem aqui a sua opinião relativamente a este tema.

Anónimo disse...

agora nao sei bem onde li isso mas a dimens�o da amostra foi de 150 exemplares por cada ra�a em estudo. este estudo nao significa que por exemplo qualquer border seja mais inteligente que qualquer exemplar de outra ra�a, isso varia de individua para individuo e tambem com o tipo de educa��o que o c�o tem, um c�o que conviva com uma grande variedade de estimulos e que tenha um grande contacto com o seu dono certamente sera mais inteligente que um cao k fique o dia todo sozinho no quintal.

Anónimo disse...

Eu vi num livro sobre cães, que falava em várias raças e o leão da rodésia estava entre as tres primeiras raças mais inteligentes. Um facto que eu acho que seja verdadeiramente verdade