sexta-feira

Dermoid Sinus

Esta patologia que se crê ser de origem genética que afecta a raça Rhodesian Ridgeback - e também Boxers e Shih Tzus - é caracterizada por uma abertura na pele, ao longo da crista que pode infectar. Também é descrito como sendo um quisto, cuja raíz se implanta entre os tecidos subcutêneos e o tecido muscular. Aparece normalmente na zona onde há remoinhos no pêlo. Os criadores experientes e alguns veterinários podem detectá-la.

O primeiro relato desta patologia remonta a 1932. O Dermoid Sinus pode ser único ou múltiplo. Acredita-se que possa surgir em aproximadamente 10% dos cachorros. A evidência verdadeira foi obscurecida pela falta de um sistema de relatório confidencial e da relutância de muitos criadores para reconhecer sua ocorrência nas ninhadas.

Os criadores conscientes procuram o diagnóstico precoce nos cachorros nas primeiras semanas da vida e quando detectado, o sinus é removido mediante intervenção cirúrgica e o cão é esterilizado. A não remoção conduz mais tarde à infecção, quase sempre fatal.

Após diversas pesquisas e estudos, concluiram os especialistas, que elevados níveis de ácido fólico acrescidos à dieta da cadela progenitora de Rhodesian Ridgeback conduzem a uma redução significativa e importante na incidência desta degeneração.

Para além desta doença, a raça Rhodesian Ridgeback também está sujeita à maior ocorrência de outras doenças como a displasia da anca, problemas de tiróide e cataratas.


3 comentários:

Anónimo disse...

INFELIZMENTE POSSUO UM CÃO DESSA RAÇA, E A QUE TUDO INDICA, TEM ESSA DOENÇA.já foi operado pela terceira vez e o caroço sempre retorna.ELE TEM QUASE SETE MESES, NÃO SEI MAIS O QUE FAZER.

dolly disse...

olá gostaria de saber se uma cadela q eu ganhei é da raça rhodesian ridgeback,me mande seu i-mail de contato para q eu possa te enviar uma foto dela ,abraços

Rhodesian disse...

dolly, por fotografia pode ser difícil de verificar mas podemos tentar.O mail do blog é r.rhodesian@gmail.com