quarta-feira

Dirofilariose

Esta patologia que ataca o coração é causada por um verme, Dirofilaria immitis, é parecido com uma lombriga, só que bem fino e medindo entre 20 e 30 cm.

Os adultos moram no coração e nas artérias que o ligam aos pulmões e liberam filhotes (microfilárias) na corrente circulatória.

As microfilárias podem ficar na circulação durante 2 anos, mas se forem ingeridas por um mosquito, prosseguem o seu desenvolvimento e infectarão o próximo cão que o mosquito picar.

Estas larvas penetram na pele do cão e migram até alcançarem o coração. Este ciclo biológico complexo exige a passagem do parasita pelo mosquito, pois sem ela, não há possibilidade de uma microfilária chegar ao estágio de adulto.

A doença causada por esses vermes é de curso lento, passando despercebida pela maioria das pessoas durante os estágios iniciais. Muitas vezes, mesmo os veterinários experientes têm dificuldades de detectá-la nestes estágios.

São recomendados exames ao sangue a fim de verificar a presença dos vermes.

Há duas formas de lidar com a doença. Ou se opta por um tratamento preventivo à base de comprimidos mensais, garantindo assim que o animal não contrairá a doença ou opta-se por deixar que o animal corra o risco de ser infectado e só então se pensa em o tratar.

O grande problema de correr o risco é que uma vez instalada a doença, há tratamento, mas ele envolve riscos, exige uma grande quantidade de exames, requer cuidados especiais e é caro.

Logo, a melhor maneira de lidar com esta doença é evitá-la, principalmente quando o cão mora ou viaja para zonas onde haja mosquitos.

Quando os cães são portadores da doença, o único caminho a seguir é o do tratamento curativo, que como já dissemos antes, é oneroso tanto para o cão quanto para o proprietário.

Foto de coração afectado por esta doença:

Sem comentários: