quinta-feira

Canis lupus familiaris


O cão, de nome científico canis lupus familiaris, é talvez o mais antigo animal doméstico. Teorias postulam que surgiu da domesticação do lobo cinzento asiático há cerca de 100.000 anos.

Ao longo dos séculos, através da domesticação, o ser humano realizou uma selecção artificial dos cães pelas suas aptidões, características físicas ou tipos de comportamentos. O resultado foi uma grande variedade de mais de 400 raças caninas, que atualmente são classificadas em diferentes grupos ou categorias. Rafeiro é a denominação dada aos cães sem raça definida, SRD, ou descendentes de diferentes raças.

O cão é um animal social que na maioria das vezes aceita o seu dono como o “chefe da matilha” e possui várias características que o tornam de grande utilidade para o ser humano como cão de caça, farejador, pastoreador de rebanhos, cão de guarda, resgatar afogados ou soterrados, guiar gegos, puxar trenós e como companhia. Estes são os motivos da famosa frase: "O cão é o melhor amigo do homem". Não se tem conhecimento de uma amizade tão forte e duradoura entre espécies distintas quanto a do homem-cão.

Sem comentários: