terça-feira

A escolha de um animal de companhia

Quando decidimos adquirir um cão, ou qualquer outro animal de estimação devemos ponderar muito bem determinados aspectos.

Na minha opinião o factor mais importante será, em primeiro lugar, escolher o animal em função do tempo que se tem dísponível para lhe prestar atenção.

Tal como as pessoas precisam de afecto e carinho, também os animais precisam de tempo e dedicação dos seus donos. Um animal de grande porte poderá adaptar-se a um apartamento desde que os seus donos disponham de tempo e paciência para lhe proporcionar condições para que se mantenha feliz e de boa saúde.

Os cuidados básicos que todos os animais de companhia precisam, especialmente os cães são:

- Uma boa alimentação, que não deve ser igual à dos humanos, essencialmente no que respeita a condimentos, pelo que restos não são seguramente uma boa opção alimentar.

- Boas condições de higiene, quer em casa, quer na rua. Nunca se esqueça de limpar os presentes dos seus companheiros. Não é vergonha nenhuma andar com sacos plásticos e alguns lenços de papel ou guardanapos para limpar os dejectos do seu animal. Vergonha é deixar lá ficar a sujidade e poluir os espaços públicos. Quanto a higiene nos espaços públicos, verifico demasiadas vezes que não são só os animais que os sujam. Comparativamente, os humanos fazem muito mais lixo que os animais, e o que é pior, lixo não biodegradável.

- Muito importante também é proporcionar exercício físico adequado ao tamanho e temperamento do seu cão.

- Não se deve descurar a vacinação e desparasitação do animal, especialmente quando este contacta com crianças e, principalmente, para que o seu companheiro viva por bons e longos anos.

De forma muito geral, estes são os principais factores a considerar para que o relacionamento entre os animais e os seus donos seja compensador para ambos.

Por último convém referir que os gastos com o seu animal de companhia poderão ser elevados, especialmente quando são muito jovens, pois a vacinação é mais frequente, e quando se aproximam do seu final de vida pois estão mais sujeitos ao aparecimento de doenças. As raças maiores implicam maiores custos.

Também, quando não é possível fazer-se acompanhar pelo seu animal nas férias, deverá ponderar os custos com os hoteis para animais e deve escolher com antecedência o local onde o irá deixar por uns dias visitando-o previamente para se certificar que será adequado para o seu companheiro.

Sem comentários: