quarta-feira

Cão do mês - Rough Collie

Quem nunca ouviu falar ou viu um cão desta raça? Mundialmente reconhecida devido aos filmes de Lassie, o cão mais famoso do mundo. Foram diversos os filmes em que foi personagem principal.

Lassie foi criado por Eric Knight em 1938.

Todos os “Lassie” eram machos. Trata-se de um exemplar de raça Rough Collie ou Collie de Pêlo Longo originário das terras altas do norte da Inglaterra, onde um tipo similar de cães era usado no pastoreio de ovelhas e outro tipo de gado caprino e bovino.

Actualmente Lassie tem clube de fãs e página na net. Nos EUA existem digressões para levar este famoso cão junto dos seus fãs. Se estiver em Houston nos próximos dias 25, 26 e 27 poderá cruzar-se com ele e pedir-lhe um "pegadografo"

Apesar das muitas teorias sobre as origens do Collie, o que é certo é que o ROUGH COLLIE descende dos cães de pastoreio escoceses. Existem referências com indicação de que até 1871 os Collies eram fundamentalmente de côr preta e fogo, preta e branco ou tricolor. Não existem arquivos oficiais sobre o Collie até 1895. Os primeiros "standards" foram elaborados em 1880 e revistos em 1895 e 1910.

O Collie é uma criatura dotada de extraordinária inteligência e que não mostra qualquer sinal de nervosismo ou agressividade. Como aconteceu com outras raças de cães, parte da popularidade do Rough Collie deve-se à Rainha Vitória que se encantou com esta raça de cães a quando das suas visitas às terras de Balmoral (por volta de 1860) tendo levado para o castelo de Windsor alguns exemplares, o que motivou que o Rough Collie rapidamente se tornasse num cotizado cão de companhia, tendo perdido quase na totalidade as suas características de cão de pastoreio.

É um animal carinhoso, amigo das crianças, algo desconfiado com os estranhos mas sempre fiel e alerta ao lado dos seus donos. É um animal que se adapta bem ao lar, não apresentando qualquer tipo de nervosismo para habitar dentro dele, já que apenas necessita de umas 3 a 4 horas diárias para descontrair em espaço aberto. Esta é pois uma boa opção para um cão ocioso com um temperamento "criativo".


Sem comentários: