domingo

Educar um cão


A partir dos 2 meses devemos começar a educar o nosso cão. Isso não significa que um cachorro com 4 ou 5 meses não aprenda, poderá demorar mais tempo mas também aprenderá. Tudo depende do método.

Sempre que o cachorro pretender testar a sua autoridade basta segurá-lo pelo pescoço, como fazem as mães quando carregam as crias, e apróximar o seu focinho do chão, sem o magoar, apenas mantendo-o imóvel para que ele perceba quem manda. A agressividade do dono para com o cão apenas piora tudo. Deve evitar-se ao máximo qualquer punição agressiva. Prefira sempre o elogio, quando ele se comportar bem, e opte por o ignorar quando se portar mal.

Quanto maior for a raça maior é a importância de demonstrar ao cão quem manda lá em casa. Tenha particular atenção aos cães de raça Terrier. A sua “personalidade” é muito forte e apesar de alguns serem pequenos facilmente verificará que não se deixam intimidar. Há por aí muitos “pequenotes” com a mania que são os maiores.

Conseguir que o cão se mantenha sossegado e tranquilo quando fica sozinho é tarefa um pouco difícil. Após alguns dias conseguirá bons resultados se conseguir que, antes de saír, o seu cão fique entretido por uns 20 minutos com algum brinquedo. Saia e volte pouco tempo depois. Repita este exercício por diversas vezes durante o dia e vá prolongando gradualmente o tempo de ausência. Antes de sair vista o casaco e pegue nas chaves com alguma antecedência para que o cão não associe esses gestos à sua saída.

Um pequeno truque para demonstrar ao seu cão qum manda lá em casa é comer antes dele. Em estado selvagem, os animais dominantes são os que comem primeiro. Nunca ceda à tentação de lhe dar uma pequena porção. Isso significará que nunca terá sossego às suas refeições e estará a perder uma óptima oportunidade de o educar.

Como último conselho: Brinque bastante com o seu cão, demonstre que gosta dele e verá que ganhará um fiel amigo para toda a vida.

Sem comentários: