quinta-feira

Leão da Rodésia - características da raça


É um cão de médio/grande porte. Quem o vê pela primeira vez nunca fica indiferente à crista de pêlos no dorso, em forma de lâmina de espada, que crescem no sentido contrário, ou seja da cauda para o pescoço. Trata-se de uma característica que se crê ter origem numa raça de cão da tribo dos Hottentots. Os colonos europeus terão cruzado essa raça com o Mastiff, o Bloodhound, alguns Spaniels e Terriers tendo surgido o actual Leão da Rodésia. O padrão da raça ficou definido em 1922.

Da minha experiência pessoal constato que a grande maioria das pessoas, com quem me cruzo na rua, desconhece por completo esta raça. Costumam sempre perguntar o que é isso que o cão tem nas costas? foi operado? tosquiado?

Devo dizer que o seu tamanho impressiona muita gente e que por vezes já vi pessoas passarem para o outro lado da rua só para não se cruzarem com a minha Didocas. Apesar de ser considerado um excelente cão de guarda também pode ser um excelente companheiro para a família e até para os amigos da família. Tudo depende da forma como são educados logo desde o início. A minha "menina" gosta de toda a gente, mas de outros cães é que já não gosta muito, principalmente Huskys, nunca percebi bem porquê, mas com esses demonstra-se extremamente agressiva.

Estes cães têm um temperamento extremamente calmo e pachorrento quando não têm nada que os estimule. Adoram passar horas a dormir ao sol ou junto a uma fonte de calor, quando estamos no inverno. No entanto são muito possantes e resistentes sendo óptimos acompanhantes para quem gosta de correr.

Como qualquer cão, precisam de uma boa dose diária de exercício e da atenção e dedicação dos donos. Não há nada melhor para um leão da rodésia que deitar-se junto aos pés do seu dono.

A título de curiosidade e tendo em atenção o caso concreto da minha Didocas devo dizer que ela tem um apetite voraz. Come de tudo o que apanhar pela frente como se estivesse a morrer de fome e no entanto é muito bem alimentada. Sempre foi assim desde pequena. É preciso muito cuidado e estar sempre com muita atenção para que quando passeia na rua não coma algo que lhe possa fazer mal.

Outra característica típica da raça, e que aprecio muito, é que raramente ladram. Se um cão destes ladrar vale a pena ir verificar o que se passa, pois seguramente passa-se algo.

Para quem gosta de "fazer festas" aos nossos amigos de 4 patas ficará deliciado com a suavidade do pêlo, com toque de veludo , na zona do pescoço e crânio. A restante pelagem já é menos suave, sendo semelhante à da generalidade dos outros cães de pêlo curto.

Este vídeo da minha "boneca" pretende eternizar a sua passagem por este mundo. Não foi breve mas gostaria que tivesse passado dos 12 anos e meio. Pareceram 12 meses. A saudade é muita. Nunca te esqueceremos. Ainda hoje, após vários meses de teres ido para o repouso eterno, custa tanto superar a tua falta. Descansa em paz.

Porque existem cães com crista?

Após a realização de alguns estudos relativos à famosa crista dos Leões da Rodésia chegou-se a algumas conclusões:

A crista é uma característica dominante e basta que um dos progenitores a tenha para que a descendência a possa vir a ter. No entanto não se deve esquecer que esta característica é uma excepção nos cães, o mais comum é não terem crista, o Leão da Rodésia (LR) é de facto uma excepção.

Um LR com crista tem um gene responsável pela crista (heterozigótico) ou dois genes (homozigótico).

O cruzamento de dois LR heterozigóticos irá gerar, em média, 25% de cachorros sem crista, 50% de cahorros com crista e heterozigóticos, e 25% de cachorros com crista e homozigóticos.

O cruzamento de um LR homozigótico, com os 2 genes, terá, obrigatoriamente, descendência com crista, não importa que o outro progenitor seja um LR ou qualquer outra raça de cão uma vez que aqueles genes da crista são dominantes.

Em relação ao comprimento, largura e número de coroas existentes na crista ainda não se sabe se são factores herdados geneticamente.

Conclusão: se um cão tem crista não será necessariamente um LR e um LR sem crista não será necessariamente uma fraude.