quarta-feira

Carraças










A maior parte dos produtos usados para as pulgas aplicam-se no combate às carraças, embora existam outros específicos para cada um destes parasitas.

As carraças normalmente estão instaladas em ervas e arbustos e alojam-se no pêlo do cão quando este roça ou se espolinha nessa vegetação.

O processo de as remover merece alguns cuidados. A carraça ao sugar o sangue do animal crava-lhe umas pinças na pele para melhor se agarrar. Por isso, ao puxar-se, que é a tendência normal da pessoa inadvertida, o parasita oferece resistência e deixa ficar essas garras na pele do cão, ocasionando infecções que podem ser graves.

Um processo de remover o parasita consiste em aplicar sobre ele éter embebido em algodão em rama para o “adormecer” e então extraí-lo com uma pinça mas sem exercer muita força. O sítio da picada deve ser depois desinfectado com álcool e Betadine.

Ou então, em vez do éter, aplicar um produto insecticida que cause primeiro a morte do parasita para então o retirar em seguida.

Mas o problema da picada da carraça não se resume ao incómodo em si, mas às consequências que podem ser muito graves ou mesmo fatais se a carraça estiver contaminada. A mesma carraça pode transmitir apenas uma ou mais doenças, entre elas a erlichiose e a babesiose. Esta doença também é transmissível ao homem (febre da carraça) mas apenas se ele for picado por uma carraça portadora e não pelo simples contacto com o cão infectado.

Veja a forma como estas doenças se desenvolvem, como se previnem e qual o seu tratamento.

http://whippetp.no.sapo.pt/erlichiose.htm

quinta-feira

Microchip






O microchip, de forma semelhante a um grão de arroz, aplica-se sob a pele, junto ao pescoço.
Destina-se a identificar o animal, o seu dono e até o seu historial clínico. Pode ser usado em qualquer animal, sendo a sua aplicação mais comum em gatos e cães. Muitos veterinários dispõem de leitores automáticos que permitem localizar os donos de um animal perdido. Muito mais eficaz que uma coleira. Uma vez colocado o microchip não pode ser retirado.

domingo

Educar um cão


A partir dos 2 meses devemos começar a educar o nosso cão. Isso não significa que um cachorro com 4 ou 5 meses não aprenda, poderá demorar mais tempo mas também aprenderá. Tudo depende do método.

Sempre que o cachorro pretender testar a sua autoridade basta segurá-lo pelo pescoço, como fazem as mães quando carregam as crias, e apróximar o seu focinho do chão, sem o magoar, apenas mantendo-o imóvel para que ele perceba quem manda. A agressividade do dono para com o cão apenas piora tudo. Deve evitar-se ao máximo qualquer punição agressiva. Prefira sempre o elogio, quando ele se comportar bem, e opte por o ignorar quando se portar mal.

Quanto maior for a raça maior é a importância de demonstrar ao cão quem manda lá em casa. Tenha particular atenção aos cães de raça Terrier. A sua “personalidade” é muito forte e apesar de alguns serem pequenos facilmente verificará que não se deixam intimidar. Há por aí muitos “pequenotes” com a mania que são os maiores.

Conseguir que o cão se mantenha sossegado e tranquilo quando fica sozinho é tarefa um pouco difícil. Após alguns dias conseguirá bons resultados se conseguir que, antes de saír, o seu cão fique entretido por uns 20 minutos com algum brinquedo. Saia e volte pouco tempo depois. Repita este exercício por diversas vezes durante o dia e vá prolongando gradualmente o tempo de ausência. Antes de sair vista o casaco e pegue nas chaves com alguma antecedência para que o cão não associe esses gestos à sua saída.

Um pequeno truque para demonstrar ao seu cão qum manda lá em casa é comer antes dele. Em estado selvagem, os animais dominantes são os que comem primeiro. Nunca ceda à tentação de lhe dar uma pequena porção. Isso significará que nunca terá sossego às suas refeições e estará a perder uma óptima oportunidade de o educar.

Como último conselho: Brinque bastante com o seu cão, demonstre que gosta dele e verá que ganhará um fiel amigo para toda a vida.

4.ª Exposição Canina Monográfica


No próximo dia 1 d Abril de 2006, Sábado, irá realizar-se a 4.ª Exposição Canina Monográfica do Rhodesian Ridgeback (Leão da Rodésia), no Pavilhão Municipal de Exposições, na Moita.

Aproveite para ver um grande número de exemplares desta magnífica raça.

quarta-feira

Boris

Este é o nosso amigo Boris do Seixal. Procura uma namorada.
Contacto: brunocorreia80@gmail.com