quarta-feira
Curiosidades
Sabia que o Leão da Rodésia existe graças à dedicação de Francis Richard Barnes e o padrão da raça ficou defenido em 1922?
domingo
Estudo de ADN nos cães
Efectuados estudos acerca do ADN nos cães e verificou-se que a diferença genética entre raças de cães é muito maior que entre populações humanas de diferentes continentes.
Com o auxílio do clube Kennel americano foi analisado o ADN de 414 cães.
Os estudos acerca das doenças nos cães podem ser usados para compreender a doença humana, e vice versa, porque os genes são similares nos dois genomas.
As dez doenças superiores nos puro-sangue incluem diversos que são interesses principais da saúde aos seres humanos, incluindo o cancro, o epilepsia, a doença renal, os cataratas e doenças do coração.
sexta-feira
As comidas que podem prejudicar ou até matar o seu animal:
Os cães e gatos não são humanos (que novidade) mas no que toca a comida parece que nos esquecemos disso. Alguns alimentos são bastante prejudiciais:
Chocolate, café, chá e outros produtos com cafeína: Podem ser tóxicos e afectar o coração e o sistema nervoso. O chocolate, contém teobromina, substância muito tóxica para o cão. Poucos gramas de chocolate poderão matar o seu cão. O chocolate usado para cozinhar tem quantidades ainda mais elevadas desta substância.
Leite e afins: Alguns cães e gatos adultos não dispõem de quantidades suficientes de lactase que neutraliza a enzima da lactose. A ingestão destes alimentos pode provocar diarreia.
Tomate: Afecta os aparelhos digestivo, urinário e o sistema nervoso.
Peixe crú: Provoca a perda de vitamina B e resulta em perda de apetite, peso e em casos graves a morte.
Ovos crús: Tal como o peixe crú também provoca perda de vitamina B, queda de pêlo e problemas de pele.
Sal: em grandes quantidades pode provocar desequilíbrio.
Açúcar e alimentos doces: Obesidade, problemas dentários e diabetes.
Cebolas e alho (crús, cozinhados ou em pó): Provocam a destruição dos glóbulos vermelhos e conduzem a anemia. Os gatos são mais sensíveis a estes alimentos. O alho é menos prejudicial que a cebola.
Grandes quantidades de fígado: Podem causar toxicidade por excesso de vitamina A. Afecta os músculos e os ossos.
Por último:
Ossos e espinhas: Podem provocar obstrução e laceração do aparelho digestivo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)