terça-feira

Por que é que os cães abanam o rabo?

Fonte: Associaçao dos Amigos dos Animais do Porto

É muito comum ouvir dizer que se um cão está abanar o rabo é porque ele está feliz e afectuoso. Bem, isso nem sempre é verdade.


Os cães abanam o rabo porque estão em conflito. Eles querem ficar e sair de perto ao mesmo tempo. Eles estão felizes e nervosos ou apreensivos. Estão curiosos e com medo.

Para podermos entender como isso ocorre, vamos ver alguns exemplos observados no encontro de cães com cães e de cães com humanos.

Quando os filhotes estão a mamar na mãe e começam a abanar o rabo como loucos, o conflito de sentimentos reside no facto de que eles querem (e precisam) ficar juntos à teta da mãe e ao mesmo tempo estão muito próximos dos irmãos, que sendo "competidores" no acesso ao alimento lhes causam medo. Fome x Medo = Rabo a Abanar

Quando um cão avista outro cão e fica excitado, ele começa a abanar o rabo. O conflito está na curiosidade em investigar o outro e a apreensão por uma possível agressividade. Reparem que quando um cão é mais submisso, o seu abanar de rabo será feito com movimentos largos e o rabo em si não estará totalmente em pé. Quanto maior o medo do cão, mais baixo ele manterá seu rabo. Pelo contrário, cães agressivos e dominantes abanam o rabo em movimentos curtos e rápidos, quase parados e totalmente erectos.

Quando um cão abana o rabo pela chegada do seu dono ao lar, ele demonstra novamente um conflito entre a alegria e excitação em rever o dono e uma pontinha de apreensão já que eles nos vêm como os líderes do grupo, do qual a sobrevivência deles depende.

Outro aspecto no facto dos cães abanarem o rabo é a mensagem olfactiva que eles estão a enviar. Os cães possuem glândulas anais que são capazes de emanar odores muitas vezes imperceptíveis aos nossos narizes, mas sem dúvida nenhuma, bastante significante para os cães e seus mecanismos de comunicação. Um abanar de rabo na posição erecta irá aumentar de forma dramática a libertação destes odores, exactamente como fazem os cães que são confiantes.

sexta-feira

Os sentidos dos cães

Os cães são da família dos canídeos, que possuem um dos animais mais temidos do mundo, os lobos. Essa família de predadores possui sentidos apurados para captura de presas.

Olfacto
Com 30 vezes mais tecidos sensoriais olfactivos do que o ser humano, essa capacidade olfactiva permite que sejam treinados para encontrarem inúmeras coisas, como drogas, fugas de gás, minas terrestres e pessoas soterradas.

Audição
Os cães ouvem sons quatro vezes mais distantes do que o ser humano, além de ouvirem ultra-sons de até 60 Khz, inaudíveis aos seres humanos, que só escutam até 15 Khz

Visão
A visão nocturna dos cães é muito melhor que a dos humanos. Seu ângulo de visão também é mais amplo, devido aos olhos estarem ao lado da cabeça.

O ADN do lobo e do cão diferem em apenas um por cento. Apesar dessa diferença mínima, o tratamento do ser humano com esses dois seres vivos é muito distinto. Enquanto a população de cães acompanha de certo modo o aumento da população humana, os lobos estão ameaçados de extinção pelo abate ilegal e diminuição do habitat.

Rações vegetarianas para animais


Desde que tenho cães constatei que eles comem de tudo por isso carnívoros não são de certeza absoluta. Omnívoros, isso sim, tal como os humanos.

Cada vez há mais pessoas a enveredar pela alimentação vegetariana, o que eu não sabia era que também existem rações vegetarianas para cães e gatos.

As marcas que comercializam estas rações dizem que são indicadas para cães com intolerância às proteínas e gorduras de origem animal, caracterizada por dermatites alérgicas e episódios gastrointestinais. Alegam também que por apresentar um nível baixo de sódio é uma boa e segura opção para cães cardiopatas, idosos e com problemas renais.

Os principais ingredientes são: Cenoura e espinafre desidratados, arroz integral; proteína texturizada de soja; polpa de beterraba; glúten de milho; premix vitamínico e mineral, a que acrescentam omega 3, omega 6, prébióticos, probióticos e Enzimas Digestivas; antioxidantes naturais, vitaminas C, E, A e beta-caroteno.